, hoje é , de de . São e !
PIBID MATEMÁTICA

    No Edital CAPES/DEB Nº 002/2009 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID a UTFPR foi aprovado um projeto institucional composto por seis subprojetos, envolvendo os cursos de Licenciatura nos Campus de Curitiba e de Pato Branco.


    O subprojeto envolvendo o curso de Licenciatura em matemática do campus Pato Branco é denominado PIBID Matemática. As ações previstas para este subprojeto visando à formação integral do futuro professor e estão constituídas de três eixos: Eixo Formativo, Eixo profissional, Eixo Atuação de Profissional.
  • Eixo Formativo:

a) Seminários Formativos

    Tem a finalidade de suprir as eventuais deficiências de escolarização básica. O seminário será realizado usando os volumes 1, 2 e 3 da “Matemática do Ensino Médio” da coleção do professor de Matemática da Sociedade Brasileira de  Matemática, enfatizando o rigor matemático desse nível de ensino. Para a formação continuada do futuro professor e do professor em serviço, serão realizadas atividades de análise de livros didáticos do ensino básico, usando o “Exame de textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio” da coleção do professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática.

       

b) Desenvolvimento das Olimpíadas:

    Será constituído o grupo multiplicador de olimpíadas de Matemática - GMOM. Esse grupo será formado por bolsistas, organizados em subgrupos por níveis de competição, Essas equipes de difusão do conhecimento promoverão e difundirão os objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), como também promoverão a participação dos alunos envolvidos no ENEM, que é um exame individual, de caráter voluntário. Os encontros desse grupo serão semanais de duas horas para resolução de atividades e aplicação, em contra turno aos alunos das escolas participantes, em encontros semanais de duas horas.

    Os subgrupos serão organizados nas escolas, em nível fundamental e médio, nesses dois primeiros anos e nos próximos dois anos cada nível de ensino também será subdividido conforme os níveis de competição nacional.

 

  • Eixo profissional — composto de duas ações:

a) Seminário e/ou Pesquisa Pedagógicos

    Têm a finalidade de ampliar e conhecer sua expressão escolar, também chamada de transposição didática, pois sem a transposição didática, a aprendizagem e a aplicação de estratégias e procedimentos de ensino tornam-se abstratos.

    Procurar-se-á o envolvimento com práticas pedagógicas inovadoras produzidas pelos professores formadores, bem como a participação em pesquisa sobre Objetos de Aprendizagem e a prática da sala de aula.

    Como aplicação prática dos seminários serão montadas equipes de divulgação de metodologias que promoverão a construção de materiais didáticos para os laboratórios de Matemática da escola, que podem ser realizados preferencialmente no laboratório a ser constituído pelo PRODOCÊNCIA.

b) Seminário Novas Tecnologias de Ensino

    Tem a finalidade de ampliar e conhecer novas tecnologias de informática aplicadas ao ensino de matemática, tais como sistemas operacionais e softwares matemáticos de ensino, preferencialmente livres.

    Como aplicação prática dos seminários serão definidas equipes de divulgação que promoverão a implementação de laboratórios de informática da matemática nas escolas.

 

  • Eixo Atuação Profissional:

    Tem a finalidade de:

a) articular o eixo formativo e o eixo profissional para que os professores em formação e/ou em serviço sejam capazes tanto de selecionar conteúdos comuns quanto de eleger as estratégias mais adequadas para a aprendizagem dos alunos;

b) atuar em regência de classe em momentos em que o professor regente participa dos módulos de aperfeiçoamento e/ou seminários e, por meio de contraturno, propor estratégia de recuperação;

c) participar do planejamento, na elaboração da proposta pedagógica da escola;

d) articular as atividades da escola com as famílias e a comunidade como meio de inserção na realidade local da escola. 

_____________________________________________________________________________________

Ano 1 – maio de 2010 a abril de 2011.

Eixo Formativo, Eixo profissional, Eixo de Atuação Profissional, Relatório anual de atividades desenvolvidas PIBID, fotos da equipe e participação em Eventos (clique aqui)





Clique em alguma foto para escondê-las novamente...

Ano 2 – maio de 2011 a abril de 2012.

Eixo Formativo, Eixo profissional, Eixo de Atuação Profissional, Subprojetos de pesquisa pedagógica;

____________________________________________________________________________

                     
                     
                                 
  All rights reserved PIBID MATEMÁTICA - COMAT - UTFPR, Campus Pato Branco © 2012 -Produced by: Braian L.C. Almeida, S. Richard W. S. Bejarano