|
|
PIBID MATEMÁTICA
No Edital CAPES/DEB Nº 002/2009 – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID a UTFPR foi aprovado um projeto institucional composto por seis subprojetos, envolvendo os cursos de Licenciatura nos Campus de Curitiba e de Pato Branco.
a) Seminários
Formativos Tem a finalidade de suprir as eventuais deficiências de escolarização básica. O seminário será realizado usando os volumes 1, 2 e 3 da “Matemática do Ensino Médio” da coleção do professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, enfatizando o rigor matemático desse nível de ensino. Para a formação continuada do futuro professor e do professor em serviço, serão realizadas atividades de análise de livros didáticos do ensino básico, usando o “Exame de textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio” da coleção do professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática.
b) Desenvolvimento
das Olimpíadas:
Será constituído o grupo
multiplicador de olimpíadas de Matemática - GMOM.
Esse grupo será formado por bolsistas,
organizados em subgrupos por níveis de
competição, Essas equipes de difusão
do
conhecimento promoverão e difundirão os objetivos
da Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas (OBMEP),
como também
promoverão a participação dos alunos
envolvidos no ENEM, que é um exame individual, de
caráter voluntário. Os
encontros desse grupo serão semanais de duas horas para
resolução de atividades
e aplicação, em contra turno aos alunos das
escolas participantes, em encontros
semanais de duas horas. Os
subgrupos serão
organizados nas escolas, em nível fundamental e
médio, nesses dois primeiros
anos e nos próximos dois anos cada nível de
ensino também será subdividido
conforme os níveis de competição
nacional.
a) Seminário
e/ou Pesquisa Pedagógicos
Têm a finalidade de ampliar
e conhecer sua expressão escolar, também chamada
de transposição didática, pois
sem a transposição didática, a
aprendizagem e a aplicação de
estratégias e
procedimentos de ensino tornam-se abstratos.
Procurar-se-á o
envolvimento com práticas pedagógicas inovadoras
produzidas pelos professores
formadores, bem como a participação em pesquisa
sobre Objetos de Aprendizagem e
a prática da sala de aula. Como aplicação prática dos seminários serão montadas equipes de divulgação de metodologias que promoverão a construção de materiais didáticos para os laboratórios de Matemática da escola, que podem ser realizados preferencialmente no laboratório a ser constituído pelo PRODOCÊNCIA. b) Seminário
Novas Tecnologias de Ensino Tem
a finalidade de ampliar
e conhecer novas tecnologias de informática aplicadas ao
ensino de matemática,
tais como sistemas operacionais e softwares matemáticos de
ensino,
preferencialmente livres. Como
aplicação prática dos
seminários serão definidas equipes de
divulgação que promoverão a
implementação
de laboratórios de informática da
matemática nas escolas.
Tem
a finalidade de: a) articular o eixo
formativo e o eixo profissional para que os professores em
formação e/ou em serviço
sejam capazes tanto de selecionar conteúdos comuns quanto de
eleger as
estratégias mais adequadas para a aprendizagem dos alunos; b) atuar em regência de
classe em momentos em que o professor regente participa dos
módulos de
aperfeiçoamento e/ou seminários e, por meio de
contraturno, propor estratégia
de recuperação; c) participar do planejamento,
na elaboração da proposta pedagógica
da escola; d)
articular as atividades
da escola com as famílias e a comunidade como meio de
inserção na realidade
local da escola. _____________________________________________________________________________________ Ano 1 – maio de Eixo Formativo, Eixo profissional, Eixo de Atuação Profissional, Relatório anual de atividades desenvolvidas PIBID, fotos da equipe e participação em Eventos → (clique aqui) ← Clique em alguma foto para escondê-las novamente... Ano 2 – maio de Eixo Formativo, Eixo profissional, Eixo de Atuação Profissional, Subprojetos de pesquisa pedagógica; |
All
rights reserved
PIBID MATEMÁTICA - COMAT - UTFPR, Campus
Pato Branco ©
2012 -Produced by: Braian
L.C. Almeida, S. Richard W. S. Bejarano
|