Pesquisadores
Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da mesma Instituição de Ensino. Atual Coordenador do GePPADeM. Bolsista de Produtividade Científica do CNPq (2022-24).
Linhas de pesquisa: Desenvolvimento rural e regional; Economia, sociologia, administração e alimentação saudável e sustentável; Agricultura familiar; Agroecologia e desenvolvimento sustentável; Agroindústrias familiares; Cadeias curtas agroalimentares; Consumo de alimentos; Sistemas sociotécnicos e locais/regionais de inovação e tecnologia; Mercados agropecuários e alimentares; Segurança alimentar e nutricional; Sustentabilidade ambiental; Políticas públicas de desenvolvimento (regionais e rurais); Mercados e comercialização digital na agricultura familiar.
Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Extensão Rural (Dinâmicas Econômicas e Organizacionais na Agricultura) pela mesma Instituição e Doutor em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Bento Gonçalves).
Linhas de pesquisa: Agricultura familiar; mercados da agricultura familiar; economia rural; sociologia econômica; mercados vitivinícolas; desenvolvimento rural e regional.
Graduada em Geografia Bacharelado e mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Pós-Doutorado Júnior junto ao projeto intitulado “Mercados alimentares digitais no Brasil: dinâmicas, inovações e desafios da comercialização na agricultura familiar” e financiado pelo CNPq.
Linhas de pesquisa: Desenvolvimento rural; sistemas agroalimentares; mercados alimentares digitais.
Graduada em Tecnologia em Agronegócios pela Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Itapetininga-SP. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa Residência Agrária realizado pela Feagri/Unicamp e Pronera. Mestra e Doutora em Engenharia Agrícola com ênfase em Gestão de Sistemas na Agricultura e Desenvolvimento Rural, pela Feagri/Unicamp. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior junto ao projeto intitulado “Mercados alimentares digitais no Brasil: dinâmicas, inovações e desafios da comercialização na agricultura familiar” e financiado pelo CNPq.
Linhas de pesquisa: Políticas públicas de inclusão produtiva e segurança alimentar para agricultura familiar; associativismos e cooperativismo; comercialização em agronegócios; assentamentos rurais; agroecologia; segurança alimentar e desenvolvimento rural; mercados alimentares digitais.
Bacharelada e licenciada em Ciências Sociais, mestra em Antropologia Social e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em andamento em Tecnologias para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Linhas de pesquisa: Sociologia; desenvolvimento rural e regional; desenvolvimento urbano e regional; ciência política.
Nutricionista graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestra em Epidemiologia e doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós Doutorado na City University of London. Professora do Curso de Graduação em Nutrição e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS – campus Realeza/PR).
Linhas de pesquisa: Segurança alimentar e nutricional; alimentação e sustentabilidade; políticas alimentares.
Estudantes
Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Linhas de pesquisa: Segurança alimentar e nutricional; dietas sustentáveis; desenvolvimento rural.
Administradora graduada pela pela Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas – CELER FACULDADES e mestra em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atualmente é doutoranda no Programa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no qual é bolsista CAPES. É instrutora de ensino em organização social sem fins lucrativos voltada para a sustentabilidade social, atuando no programa Jovem Aprendiz. Também é professora na Faculdade SENAC/SC de Chapecó, no curso superior de Processos Gerenciais, e nos cursos de qualificação profissional no eixo de gestão e negócios.
Linha de pesquisa: Regionalidade e Desenvolvimento; Mercados agroalimentares; Agricultura familiar; Agroindústrias familiares rurais.
Tecnóloga em Controle de Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Faculdade Educacional da Lapa UNIFAEL). Mestra em Ciências de Processos Químicos pela UTFPR. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) na UTFPR Pato Branco no qual é bolsista CAPES
Linhas de pesquisa: Desenvolvimento e Regionalidade; Educação, Alimentação saudável e sustentável; Consumo de Alimentos e Agricultura Familiar.
Contadora graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialista em Recursos Humanos e Contabilidade pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Linhas de pesquisa: Agricultura familiar e desenvolvimento sustentável; regionalidade e desenvolvimento.
Licenciada em Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Linha de pesquisa: Mercados agroalimentares digitais; agricultura familiar; regionalidade e desenvolvimento.
Contador graduado pela Universidade Paranaense (UNIPAR), mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Linhas de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na agricultura familiar, regionalidade e desenvolvimento.
Nutricionista graduado pelo Centro Universitário São Camilo, mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Linhas de pesquisa: Saúde pública; sistemas alimentares; mercados e comercialização digital na agricultura familiar.
Economista graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO Guarapuava-PR), mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Linhas de pesquisa: Mulheres rurais; agroindústrias; sustentabilidade; agricultura familiar e desenvolvimento regional.