Classificação dos Planetas
um planeta (do grego πλανήτης [planí̱ti̱s]) é um corpo celeste que orbita uma estrela ou um remanescente de estrela, com massa suficiente para se tornar esférico pela sua própria gravidade e que tenha dominância orbital na sua região.
Os planetas são geralmente divididos em dois tipos principais: os grandes e de baixa densidade planetas gigantes gasosos(ou jovianos), e os menores e rochosos planetas telúricos. Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais. Além disso, o Sistema Solar possui também pelo menos cinco planetas anões[3] e centenas de milhares de corpos menores do Sistema Solar.
A partir da adoção dos critérios descritos acima, a partir de 2006, Plutão deixou de ser considerado um planeta, já que a sua órbita é influenciada por Netuno.
O Sistema Solar compreende o conjunto formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob o seu domínio gravitacional.
Segundo as atuais definições da União Astronômica Internacional, existem 8 planetas e 5 planetas anões no Sistemas Solar.
Em ordem crescente da distância do Sol, os planetas que compõem o Sistema Solar são os seguintes:
- Mercúrio
- Vênus
- Terra
- Marte
- Júpiter
- Saturno
- Urano
- Netuno
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, com 318 vezes a massa da Terra; já o menor planeta deste sistema é Mercúrio, com 0,055 da massa da Terra.
Os planetas anões
Antes da decisão adotada em 2006, vários objetos foram propostos como planetas. Em 2006, vários desses objetos foram reclassificados como planetas anões, objetos diferentes dos planetas. Atualmente, a UAI reconhece 5 planetas anões no Sistema Solar. São eles:
- Ceres
- Plutão
- Haumea
- Makemake
- Éris
Vários outros objetos, no Cinturão de Asteróides e no Cinturão de Kuiper, estão sendo avaliados e aproximadamente 50 podem vir a ser considerados como planetas anões. Os planetas anões compartilham muitas das características dos planetas, porém apresentam diferenças consideráveis, em especial o fato de que eles não são dominantes em suas órbitas. Todos os planetas anões são parte de populações maiores: Ceres, por exemplo, é o maior corpo no Cinturão de Asteroides; Plutão, Haumea e Makemake são membros do Cinturão de Kuiper e Éris faz parte do disco disperso.