ForMat

Definição do termo “tarefa”

Compreendemos e utilizamos o termo “tarefa” baseando-nos em Ponte (1995, 2014, 2016) e Colombo (2008), como uma situação de aprendizagem (projetos, problemas, exercícios, jogos, investigações) proposta geralmente pelo professor, referente a um determinado conceito matemático, de forma a fomentar o início da atividade matemática.

Em outras palavras, as tarefas fornecem o contexto intelectual para que o aluno desenvolva o conhecimento matemático. Podem ser consideradas como ferramentas de mediação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática.

Ponte (2014) ainda destaca que as tarefas podem ter ou não potencialidades em termos de conceitos e processos matemáticos que podem ajudar a mobilizar. Elas podem dar lugar a atividades diversas, conforme o modo como for proposta, a forma de organização do trabalho dos alunos, o ambiente de aprendizagem e a sua própria capacidade e experiência anterior.

As tarefas sugeridas estão dividas nos tópicos: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Esta classificação foi realizada a partir das unidades temáticas propostas pela BNCC (BRASIL, 2020) para a etapa do Ensino Fundamental. Cabe destacar que as tarefas propostas são meras sugestões, que podem (e devem) ser adaptadas às demais etapas, conteúdos e campos da matemática.