A Equipe Pato a Jato
A Pato a Jato é uma equipe de eficiência energética formada por acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Pato Branco. Foi fundada em 2009, sob a coordenação do professor Doutor Genaro Marcial Mamani Gilapa, e a orientação do Professor Msc. Marcio Tadayuki Nakaura. Atualmente, a equipe está sob a coordenação do professor Doutor Luiz Carlos Martinelli Junior e do professor Doutor Bruno Bellini Medeiros.
Missão e Valores
Ter excelência no desenvolvimento e fabricação de protótipos de alta eficiência energética. Capacitar uma nova geração de engenheiros, líderes em seus campos, capazes de representar a inovação educacional proeminente, com eficiência e ética de forma sustentável.
Visão
· Respeito ao meio ambiente
· Responsabilidade social
· Ética e profissionalismo
· Transparência
Prontos Para Ser Diferente
A Equipe Pato a Jato é um projeto diferenciado, inovador e único. Não apenas pela ideia que o projeto transmite, mas a equipe sempre busca algo a mais: uma nova maneira de perceber o crescimento educacional, pessoal e profissional.
Pode-se considerar que os integrantes da equipe além de acadêmicos, se tornam profissionais capacitados que ao longo de sua graduação desenvolvem habilidades de compreensão, interpretação e potencial suficiente para serem futuros engenheiros. Os acadêmicos vão se tornar não só os especialistas preparados tecnicamente, mas, da mesma forma se tornarão gestores que têm excelentes habilidades de comunicação, liderança e capacidade de trabalhar em grupo.
A experiência prática é, sem dúvida, um caminho de forma enriquecedora de aprendizagem complementar.
Portanto, nós da Pato a Jato acreditamos fortemente que "aprender fazendo" representa uma vantagem absoluta de que os integrantes da equipe possuem.
Com a equipe Pato a Jato os acadêmicos participantes tem a oportunidade de direcionar o currículo, escolhendo e personalizando as áreas de atuações e também as teses ou trabalhos de conclusão de curso.
Trabalhar arduamente é um grande “símbolo” para todo o nosso sucesso e motivação. Desejamos continuar melhorando e trabalhando a todo momento para exceder expectativas, a fim de criar sinergias que unam visões, missões e valores ao desempenho final, assim como as capacidades individuais de cada acadêmico.
Como consequência direta, não pode deixar de notar-se toda paixão, carinho e espírito de equipe de todo o time, que são valores fundamentais para um bom convívio e trabalho.
Competições
A equipe foi criada, inicialmente, com o intuito de participar da Maratona Nacional de Eficiência Energética, começou a competir em 2010, tendo os primeiros resultados expressivos conquistados três competições depois, em 2013, com a terceira colocação na categoria etanol.
Já em 2014 obteve vice-campeonato nas categorias gasolina e etanol. Com isso foi convidada a participar da Shell Eco-marathon Americas em 2015, disputada em Detroit nos Estados Unidos, onde participaram universidades de vários países das Américas. A Pato a Jato sagrou-se vice-campeã das Américas na categoria de combustíveis alternativos usando etanol, obtendo o melhor resultado de uma equipe brasileira na história da competição.
Em 2016 a equipe voltou a participar da Eco-marathon Américas, mas a equipe não conseguiu concluir o trajeto e por isso não teve uma média computada. Já no ano de 2017 a Pato a Jato participou da Shell Eco-Marathon Brasil e sagrou-se campeã na categoria etanol e segundo lugar na categoria gasolina. No ano de 2018 a equipe voltou para os Estados Unidos para participar da Shell Eco-Marathon Americas, conseguindo o melhor resultado das américas com 523 km/L de combustível etanol.
Shell Eco-Marathon
As competições nacional e internacional da Shell Eco-Marathon, maior competição de eficiência energética do mundo, propõem um mesmo objetivo às equipes participantes: criar protótipos de alta eficiência energética visando o consumo mínimo de combustível. As competições demandam muitas horas de trabalho e ajustes para que o resultado seja excepcional.
Os membros da equipe Pato a Jato são responsáveis por todo o desenvolvimento do projeto, relacionando os conhecimentos obtidos em sala de aula com atividades práticas para construção e fabricação de partes, peças e instrumentos para os protótipos, visando sempre o aprimoramento do projeto.
Além disso, os acadêmicos também trabalham na busca por colaboradores e apoiadores para poder custear o protótipo, viagens para competições, feiras e palestras.
As competições são diversificadas e possuem regras rigidas nas etapas de inspeção, testes e competição. Além disso, a Shell também dispõe, durante as competições, uma programação onde promove integração entre equipes.
Shell Eco-Marathon Brasil
A competição brasileira é realizada anualmente e teve seu início em 2016. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de protótipos de alta eficiência energética. As equipes participantes têm três dias para aperfeiçoar seus veículos, passa na inspeção técnica e, finalmente, testar seus protótipos na pista, a fim de obter marcas válidas para entrar na briga pelo primeiro lugar nas categorias.
Protótipos
2010
O primeiro protótipo da equipe foi batizado de E Daí. Utilizado para participar da Maratona Brasileira de Eficiência Energética na categoria Etanol, e com chassi de alumínio, atingiu a média de 82 km/l.
2011
Em 2011 a equipe participou da Maratona Brasileira de Eficiência Energética com dois protótipos, ambos construídos com aço 1020 e com carenagem de PVC. O protótipo movido a etanol obteve a média de 90 km/l e o protótipo movido à gasolina alcançou a média de 129 km/l.
2012
Em 2012 os protótipos foram construídos novamente de aço 1020 e carenagem de fibra de vidro, a novidade ficou por conta do protótipo a gasolina que contava com o sistema de direção tilting, onde a direção inclina o carro nas curvas. Neste ano os protótipos marcaram 124 Km/l com etanol e 139 km/l com gasolina.
2013
Em 2013 a equipe competiu na Maratona Brasileira de Eficiência Energética com o protótipo UTEFI, na categoria Etanol. Com seu chassi de Aço Carbono SAE 1020, e carenagem de fibra de vidro, o protótipo marcou a média de 108 km/l, ficando em terceiro lugar na competição. Na categoria Gasolina a equipe competiu com o protótipo UTEco, construído em alumínio 5083 O, e com carenagem em fibra de vidro. O protótipo marcou a média de 139 km/l.
2014
Para Maratona Brasileira de Eficiência Energética de 2014 a equipe participou com o protótipo Popygua na categoria gasolina, com chassi construído em alumínio 5083 O e carenagem de fibra de vidro com perfil em gota. O protótipo tinha massa de 45 kg e alcançou a média de 309 km/l, ficando com segundo lugar na categoria. Na categoria etanol a equipe participou com o protótipo Paranauê, com chassi construído em alumínio 5084 O e carenagem, também com perfil em gota, de fibra de vidro. Tinha a massa de 45kg e atingiu a média de 252 km/l, também conquistando o segundo lugar na categoria.
2015
Para edição da Shell Eco-Marathon Américas 2015, disputada em Detroit-EUA, a equipe utilizou o protótipo a Etanol e rebatizado de Popygua numa, a novidade do protótipo ficou por conta da injeção eletrônica programável. O veiculo alcançou a marca de 316 km/L, conquistando o segundo lugar na categoria combustíveis alternativos. Este foi, e continua sendo, o melhor resultado de uma equipe brasileira na competição.
2016
Em 2016 a equipe construiu um protótipo totalmente diferente dos anos anteriores, com estrutura monobloco de fibra carbono. Equipado com motor etanol, injeção eletrônica programável e pesando 39 kg. A equipe espera superar a marca de 400km/l em breve.
2017
Na edição de 2017 da competição Shell Eco-marathon Brasil, a equipe conseguiu o segundo lugar na categoria gasolina com 311.9 km/l superando sua última marca e, na categoria etanol, se sagrou campeã com incríveis 412.4 km/l. Atualmente, a equipe pato a jato possui a melhor combustão interna do brasil na categoria etanol e, também é detentora do recorde americano na mesma categoria.
2018/1
No ano de 2018 a equipe voltou para os Estados Unidos para participar da Shell Eco-Marathon Americas, conseguindo o melhor resultado das américas com 523 km/L de combustível etanol, e consequentemente mantemos o recorde americano com esse combustível.
2018/2
No final do ano de 2018 a equipe voltou para o Rio de Janeiro para participar da Shell Eco-Marathon Brasil, conseguindo o melhor resultado da américa Latina com 443,7 km/L de combustível etanol, e com isso se tornando bicampeã na categoria etanol.
2019/1
No começo do ano de 2019 a equipe viajou para sonoma, na california - EUA, para participar da Shell Eco-Marathon Americas. Conquistamos o Prêmio de Design da shell, um resultado inédito para uma equipe brasileira, e com isso levamos para casa um cheque de 3 mil dólares.
Reconhecimento
"Equipe brasileira cria veículo que percorre 400 quilômetros com apenas 1 litro de etanol" - Administradores.com
"Estudantes de Pato Branco montam carro que roda 400 km com um litro de etanol" - Gazeta do Povo
"Brasileiros criam carro com autonomia de 400km/l de etanol" - Engenhariae.com
"Projeto brasileiro cria carro que roda mais de 300 km com 1 litro de etanol" - G1
"Equipe Pato a Jato celebra mais uma conquista" - Minutta.com
"Com marca de 523 km/l de etanol, Pato a Jato quebra recorde da categoria nos EUA" - Diário do Sudoeste
"Estudantes do Paraná constroem protótipo de veículo que faz mais de 440 km com um litro de etanol"- G1
"Equipes brasileiras se destacam nos EUA em competição global de eficiência energética"- Shell
"Estudantes desenvolvem protótipo de veículo que percorre mais de 400km com um litro de etanol"- Band News
"Pato a Jato é campeã na categoria design na Shell Eco-Marathon nos Estados Unidos"- Estação FM
"Pato a Jato comemora seus dez anos em competição internacional"- Diário Sudoeste- Estação FM
Contato
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