Observações
-
Um Dia No Parque – 23/04/2023
No dia 23 de julho de 2023 o Grupo de Estudo, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia GEAstro (@GEAstro) da UTFPR Campus Pato Branco, participou do evento #Um dia no Parque que aconteceu no Parque Estadual Vitório Piassa em Pato Branco -PR.
O evento foi organizado pelo Instituto Água e Terra – IAT em parceria com a Prefeitura Municipal de Pato Branco – Secretaria de meio Ambiente, UTFPR-PB através do GEAstro, Grupo Escoteiro Coroados, Grupo Escoteiros Primavera, SESC PR, Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Projeto Patinho Verde e Observadores de Aves – Juliane Dal Ponte Pereira e Sidnei Pereira.
Um Dia No Parque 2023, tem com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”. A iniciativa tem como objetivo a valorização das unidades de conservação por meio da visitação, inserindo a comunidade local e regional na Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Estadual Vitório Piassa, com intuito de estimular a conscientização da conservação de áreas que são especialmente protegidas.
O GEAstro esteve presente com um estande que possui diversos materiais do seu próprio acervo de Astronomia e Astronáutica, além de proporcionar observações dos astros durante o evento, levando conhecimento e instigando os visitantes com muita Ciência e Astronomia.
O parque possui uma grande área verde bem cuidada e estruturada onde o prazer de caminhar e o bem-estar são garantidos. Mais de 3000 pessoas passaram pelo evento, desfrutando da beleza do meio ambiente e conhecendo mais sobre Astronomia! -
Cometa visível no céu de Pato Branco e região a partir do dia 23 de julho de 2020.
O denominado C/2020 F3 (NEOWISE), é terceiro cometa descoberto no ano de 2020, mais precisamente em 27 de março. Este já é considerado um dos cometas mais brilhantes dos últimos 7 anos[1] . Um fenômeno realmente incrível e belo para todos amantes da Astronomia.
Foi visto pela primeira vez por um telescópio espacial da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), cujo nome é NEOWISE, integrando assim parte do nome oficial dado ao referido cometa[2]. A maior proximidade do C/2020 F3 (NEOWISE) com a Terra está prevista para o dia 23 de julho de 2020, quando estará a 103 milhões de quilômetros de distância[3] . Ele demora cerca de 6.765 anos para completar sua órbita (Imagem 1).
Imagem 1: Órbita do Cometa C/2020 F3 (Neowise) em relação a órbita da Terra. O NEOWISE, até agora, estava visível apenas ao Hemisfério Norte. No Brasil, pode ser visto a partir do dia 20 de julho na região Norte do país. No Paraná estará visível a partir do dia 23 de julho (quinta-feira). Sua visualização em todo o território nacional será possível a partir do dia 26 de julho de 2020 (Imagens 2 e 3)[5].
A observação do cometa será possível antes do amanhecer do Sol e logo após o início da noite. Lembre-se de procurar um local de baixa luminosidade com um horizonte livre na direção Noroeste e leve consigo, caso tenha, um binóculo, um telescópio ou câmera fotográfica com tripé, para evitar trepidações, além de configurá-la para o modo noturno. Recomenda-se que seja realizado um teste anterior a todo este processo.
Para identificá-lo, basta localizar a constelação de Ursa Maior. O cometa estará situado nela e gradualmente passará ao seu limite com a de Cães de Caça e Cabeleira Berenice. Caso não consiga encontrar, basta baixar aplicativos no smartphone como o Sky Safari que possui instalação gratuita, e no qual consta a trajetória do C/2020 F3. No entanto, é necessário ter em mãos um smartphone com bússola para facilitar a procura e direcionamento.
Imagem 2: Posição do Cometa C/2020 F3 (Neowise) no céu de Pato Branco no dia 25 de julho.
Fonte: stellarium.orgImagem 3: Posição do Cometa C/2020 F3 (Neowise) no céu de Pato Branco no dia 25 de julho.
Fonte: stellarium.orgA magnitude do NEOWISE, atualmente é de 3,3, e está aumentando devido ao seu distanciamento do Sol, com isso deve-se aproveitar a escuridão e o tempo com a menor quantidade de nuvens possível para observá-lo, pois seu brilho está diminuindo. Vale ressaltar que quanto maior a magnitude, menor o brilho.
Então, aproveite esse presente do céu, escolha um local alto e com pouca luminosidade, olhe para a direção Noroeste bem baixo no horizonte e desfrute dessa oportunidade rara.
Referências bibliográficas:
[1] O cometa ‘mais brilhante dos últimos 7 anos’ que pode ser visto a olho nu da Terra. BBC, 10 julho. 2020. Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral53361661#:~:text=%22Um%20cometa%20de%20repente%20se,no%20final%20da%20semana%20passada.%22. Acesso em: 18 julho. 2020
[2] C/2020 F3 NEOWISE. Rea Brasil, 2020. Disponível em: http://www.rea-brasil.org/cometas/2020f3.htm. Acesso em: 18 julho. 2020
[3] Comet C/2020 F3 (NEOWISE). The Sky. Disponível em: https://theskylive.com/c2020f3-info. Acesso em: 19 julho. 2020
[4] The Sky Live,2020. Disponível em: https://theskylive.com/3dsolarsystem?obj=c2020f3. Acesso em: 19 julho. 2020
[5] GATTIS, Nina. Acompanhe a passagem do cometa Neowise em live neste sábado. Olhar Digital, 17 julho. 2020. Disponível em: https://amp.olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/assista-a-passagem-do-cometa-neowise-em-live-deste-sabado-18/103678. Acesso em: 18 julho. 2020
-
OBSERVAÇÃO COM E SEM O AUXILIO DE TELESCÓPIOS
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná dispõem de 5 telescópios e os mesmos são utilizados pelo GEAstro para observações de manchas solares, planetas, estrelas, Lua e demais astros segundo o alcance dos mesmos. Também são feitas observações a olho desarmado.
- Astro Kids, Astronomia para Todos, Atividade Solar, INVENTUM, Lançamento de Foguetes Didáticos, O Rádio Galena, Observações, Oficinas, Visitas
GEAstro – Grupo de Estudos, pesquisa, extensão e inovação em Astronomia
Com inicio em 1995, o GEAstro vem atuando em áreas de pesquisa e extensão até hoje e está sempre buscando inserir novos projetos, visando a necessidade e acessibilidade do público alvo. Conta com a participação de alunos graduandos de diversos cursos do campus e do ensino médio técnico.
-